Informativo Campo Grande

 


Informativo Campo Grande & Região
(11) 56312148

Entretenimento
[+] Notícias

COMO ORGANIZAR A CEIA DE NATAL!
Postado em 16 de Dezembro de 2013 09h26
 

 Pra nós que vamos receber em casa neste final de ano, sei que é um motivo de grandes preocupações quanto à ceia: a variedade, a quantidade, como temperar, as carnes, entradas e sobremesas, etc. Surgem muitas dúvidas e vou contar a minha experiência e como procedo, para quem sabe ajudar alguns de vocês nesta tarefa!!

Eu até já disse em outro post que para receber em casa tem que ser com conforto( emocional, principalmente) e liberdade de falarmos  do que precisamos e pedir ajuda aos convidados! Amo preparar os pratos com a minha família, mas  já aconteceu em algumas ocasiões, devido às circunstâncias, de encomendarmos quase tudo e foi bom do mesmo jeito( só não tinha aquele cheirinho de Natal pela casa, dos assados…rsss)!

Mas para cada família é uma particularidade e, não adianta os anfitriões trabalharem até 12h00 do dia 24 e depois se sacrificarem para conseguirem fazer a “festa” funcionar e depois não aproveitarem nada! Vamos dividir as responsabilidades e custos, sem problema nenhum!!  Inclusive da organização da casa após a festa( mas tem que ser logo em seguida da ceia, porque depois quem voltará para ajudar? rss)!

Algumas dicas…

Meio de preparar os pratos

Os pratos poderão ser:

-encomendados totalmente;

-encomendados parcialmente;

-preparados 100% em casa;

-preparados parcialmente em casa ( os outros convidados levam e participam).

Variedades

Sou a favor de pouca variedade para evitar desperdício,  gasto e trabalho em excesso. Já pensaram no dia seguinte? Com aquele tanto de excesso? A comida é deliciosa um, dois dias e, depois a gente fica enfastiado!

E simplicidade!! Sempre vai agradar todo mundo!! Não é a data para tentar colocar em prática receitas diferentes ou muito elaboradas…

Sugestões

-mesa de frutas com 3 ou 4 variedades

-2 variedades de entrada que de preferência fiquem na mesa para cada um se servir( procurem na tag “Cucina” do blog que tem inúmeras receitas);

-2 variedades de carnes( em média 250 gramas por pessoa), com dois molhos( um agridoce e um de sal);

-3 acompanhamentos( farofa, salada e mais um prato que a família aprecie);

-2 tipos arroz ( um branco e outro de festa)

-2 tipos de sobremesa(  mais do que suficiente)

-Bebidas: de acordo com as preferências  e consumo de cada família. Dica: 1 garrafa de vinho ou champagnhe serve entre 3 e 4 pessoas.

Podem acreditar que o cardápio acima já é muito! E quanto maior a variedade, menos as pessoas apreciam os sabores! E as bebidas, entradas e sobremesas também podem ser providenciadas pelos convidados ou com ajuda em dinheiro, afinal, nesta época do ano, toda colaboração é bem vinda!

 Agenda de Natal

Com o cardápio já definido, agora os prazos!

Para quem vai encomendar a ceia, as sobremesas,  o prazo já está no limite!

E para fazer em casa, as orientações abaixo!

1 semana antes

-todas as compras já devem ter sido feitas, com exceção das frutas, verduras e legumes

72 horas antes

Para quem for fazer a ceia em casa, já é hora de pensar em descongelar as carnes que pesem mais de 4 kg.  O tempo de descongelamento é de 12 horas para cada quilo, fora o tempo que leva para marinar, que é  entre 12 e 36 horas.

48 horas antes

Comprar os ingredientes perecíveis e preparar as sobremesas. Colocar para marinar carnes que pesem mais de 4 kg.

24 horas antes

Colocar as carnes para marinar( peso menor que 4 quilos).

Tem uma mistura que é infalível ( receita da vovó) e fica com o sabor maravilhoso, para marinar carnes cruas:

suficiente: para marinar até 6 kg de carne.

-1 litro de vinho branco

-400ml de suco de laranja coado

-10 dentes de alho picado em pedacinhos bem pequenos

-2 cebolas grandes   ”          ”             ”            ”             ”

-ervas frescas: tomilho ( 8 colheres de sopa,  6 colheres de sopa de alecrim)

-sal à gosto( sugestão de pouco sal porque muitas aves e carnes já estão vindo temperadas, ficam em salmora antes do congelamento para serem vendidas) .

Misturar todos os ingredientes e colocar na carne. Deixar na geladeira e movimentar duas vezes por dia para temperar por igual.

Eu marino as carnes dentro de sacos plásticos bem grandes, de modo que fiquem totalmente fechados e o caldo cubra  a carne por inteira,  como na foto abaixo. O exemplo da foto é para pequenos pedaços! Um peru ou pernil maior tem que ser em sacos plásticos maiores, que podem ser encontrados nos supermercados, mesmo que não sejam para este fim específico.

 

Também gosto de deixar as mesas e aparadores arrumados 24 horas antes, para evitar surpresas de faltar algo que quero e não tive tempo de providenciar ou descobrir acessórios estragados, quebrados, etc.

 12 horas antes

Preparar o forno para assar as carnes, em fogo baixo. A média de tempo é de  1 hora de forno para cada quilo de carne. E após assadas, devem descansar um pouco( fora do forno, para evitar ressecar) antes de ir à mesa.

8 horas antes

Iniciar o preparo dos acompanhamentos e deixá-los em fase de finalização.

4 horas antes

Para quem conseguir, descansar… rsss

Afinal, daqui a pouco os convidados chegam!

 

[+] Notícias


www.informativocampogrande.com.br
Página Inicial | Admin | Cadastro | Termos de Serviços | Cadastro de Pessoa


Copyright © 2010 1Guia.NET.
Todos os direitos reservados.